Sucesso de vendas na Asia e nos EUA, terceiro carro mais vendido no planeta em 2011, o Hyundai Elantra tinha tudo para ser tornar o maior pesadelo de Honda Civic e Toyota Corolla no Brasil. Porém por um único motivo, o modelo que nesse mês completa um ano à venda no mercado brasileiro, não se tornou um sucesso de vendas, o seu preço alto. Atualmente, já em sua linha 2012/2013, a versão mais básica do Elantra não sai por menos R$ 72,000, quase R$ 10,000 a mais do que rivais como Honda Civic e Chevrolet Cruze que partem respectivamente de R$ 62,990 e R$ 62,558. Já a versão top de linha automática custa quase proibitivos R$ 80,000. Além disso se a opção for por um modelo na cor branca é preciso desembolsar um estranho ágio de R$ 5,000, não é difícil encontrar exemplares do Elantra à venda por mais de R$ 85,000
Isso explica porque, embora seja tão bom ou até melhor do que seus concorrentes, o Elantra venda bem menos do que os seus rivais. Enquanto modelos com Corolla (16º), Civic (18º) e Cruze (22º) aparecem no ranking dos 50 mais vendidos, o médio da Hyundai está fora da lista.
Porém quem tiver grana para desembolsar os valores pedido pela Hyundai-CAOA, possivelmente não vai se arrepender, o modelo é bonito, moderno, bem equipado, espaçoso e potente.
O Elantra é de longe o sedan médio mais bem equipado do nosso mercado, o conjunto de equipamentos de série é digno de um sedan de luxo (embora o preço também seja), o modelo sai de fábrica equipado ar condicionado digital com dual zone (duas zonas independente de temperatura), airbags frontais e laterais para o motorista e passageiro, freios com ABS+EBD, controle de estabilidade, direção elétrica, trio elétrico, CD/player com MP3 e entrada USB, direção com ajuste de altura, rodas de liga leve aro 17, farol de neblina, sensores de estacionamento, câmera de ré no retrovisor interno, faróis com acedimento automático, além de central multimídia e botão Start, que dispensa o uso da chave para ligar o carro. Há ainda teto solar elétrico na versão top automática.
Seu entre-eixos (de 2.70 mm) é o maior da categoria, o porta-malas também é generoso são 507 Litros, também um dos maiores do segmento.
O Hyundai Elantra também é o mais potente da categoria, o carro que atualmente é vendido em versão única (GLS), o conta com um motor 1.8L 16V a gasolina que conta com 148 CV de potência, porém uma polêmica envolve esse motor. Assim como no Veloster, a Hyudai-CAOA, misteriosamente, insiste em afirmar uma potência maior do que a realidade, para a empresa o motor do Elantra desenvolve 160 CV, ( esse é o valor que aparece em seu site), embora o site internacional da Hyundai, todas as revistas que testaram o modelo e a maior parte dos revendedores da marca afirmem que o motor conta com 148 CV de potência.
Com esse propulsor o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, já a velocidade máxima fica próxima dos 200 km/h. Tanto a versão com câmbio manual quanto a automática trazem um câmbio de seis velocidades.
O Hyundai Elantra 2013 tem garantia de 5 anos.
Preços: (valores retirados da tabela FIPE em 31 de julho de 2012)
Elantra GLS 1.8 16v Mecânico R$ 71.885
Elantra GLS 1.8 16v Automático R$ 80.700
Nenhum comentário:
Postar um comentário